Novos Criadores

19-04-2013 22:42

Para aqueles que pretendem iniciar-se na criação de aves aqui vos deixo um pequeno texto sobre alguns dos aspetos fundamentais para alcançarem o sucesso.

CRIAÇÃO DE AVES

Gostar de aves é essencial. A primeira escolha que passa despercebida a muitos de nós e em primeiro lugar decidir quais os objectivos que pretendemos alcançar.

Acima de tudo a criação de aves é um "hobby". É uma actividade de que gostamos e que funciona um pouco como uma forma de escape do dia-a-dia.A razão porque temos uma ave em casa pode variar desde a procura de um animal de estimação ou de companhia a uma instalação de criação com fins comerciais e/ou competitivos. Por norma existem 4 fases distintas na evolução dentro desta actividade.

Podemos considerar que a maioria das pessoas mantém aves como animais de estimação. Destas algumas levam o seu interesse mais longe e passam a ter vários casais tendo em vista a sua reprodução, embora de forma pouco metódica. A passagem entre estes dois estágios é, na minha opinião, natural para um determinado grupo de pessoas. A partir deste ponto, o gosto pelas aves e pela aprendizagem inicia o verdadeiro processo de evolução. Os objectivos de reprodução tornam-se mais organizados, começam as visitas a exposições locais (que nem se sabia existirem até então...), conhecem-se outras espécies, definem-se preferências. É a fase normal em que se tem de tudo um pouco e que no fundo é importante para que se escolha aquilo que se quer trabalhar.

Nesta fase encontramos já bastantes "criadores", dedicados com mais conhecimentos e normalmente com muitas aves. Participam em exposições, organizam as suas criações, criam em quantidade. O último passo depende acima de tudo da capacidade de aprendizagem técnica. Conforme se vão alargando os conhecimentos e aumentando a especialização, surgem as possibilidades para outros projectos. E num momento a quantidade de casais deixa de ser relevante, a quantidade de crias passa a ser secundário e no topo da lista passa a estar a qualidade das aves criadas. Este é o verdadeiro objectivo do criador, estudar, aprender, experimentar, para reproduzir aves o mais próximas possível de um ideal técnico.

Não quer isto dizer que qualquer uma destas fases evolutivas seja menos meritória que a seguinte. Apenas serve para ilustrar que existe um processo de evolução dentro de uma actividade amadora, um "hobby" e que, no fundo, é a distinção dos verdadeiros criadores.

Voltar